Prevenção
Mais dez mil pessoas protegidas
Unidade Cuidativa promove nesta quarta-feira o Dia D Máscara; ação visa distribuir dez mil proteções individuais em Pelotas
Divulgação -
Proteção e conscientização. São esses os objetivos que levarão o time da Unidade Cuidativa da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) às ruas para distribuírem ainda mais máscaras. Batizado de Dia D Máscara, a iniciativa ocorre nesta quarta-feira (10) e tem como meta distribuir dez mil proteções faciais. O grupo se encontrará a partir das 13h, no Calçadão da cidade.
A ideia é promover uma distribuição massiva, já que a ideia dos voluntários é reforçar para os pelotenses que o coronavírus está presente na comunidade. “Já temos mais de cem casos e eles não param de aumentar”, salientou a coordenadora da Unidade, Julieta Fripp. O grupo se encontrará na área central visando uma conscientização com os trabalhadores do comércio e comunidade que estiver pelas redondezas. Em seguida, se dividirão para iniciar a distribuição nos bairros. Pestano, Getúlio Vargas, Doquinhas, Navegantes, Guabiroba e Dunas serão alguns dos locais percorridos pela turma. “Já contamos com a colaboração de diversas lideranças dos bairros, que estarão nos esperando para iniciar o trabalho”, disse.
Outro ponto destacado por Julieta é que mais iniciativas do mesmo segmento podem juntar-se a eles para fazer o Dia D Máscara ser ainda maior. “Já convidamos alguns, mas mais grupos são bem-vindos”, completou. Quem tiver interesse em participar do evento ou até mesmo tenha máscaras para doar pode entrar em contato através do (53) 98445-9602. Além da distribuição, também está no cronograma no grupo trabalhar a conscientização da comunidade. “Precisamos reforçar que o vírus está aí”, alertou Julieta. Então, explicar medidas como o distanciamento social, higiene frequente das mãos, ficar em casa sempre que puder e quando precisar sair usar corretamente a proteção, serão temas abordados entre o time de entrega e a população.
Desde março
A Unidade Cuidativa trabalha na fabricação de máscaras desde a segunda quinzena de março e até então já entregou mais de 20 mil proteções entre bairros, área central, paradas de ônibus e comunidades indígenas e quilombolas. “Estamos satisfeitos com o engajamento da comunidade, das costureiras, do time de logística e de entrega”, disse a coordenadora. Orgulhosa, Julieta relembra que Pelotas é uma das seis cidades com mais de 200 mil habitantes que ainda não registrou nenhum óbito. “Tenho certeza que isso é reflexo do uso precoce das máscaras”.
A equipe está dividida em três times: as costureiras voluntárias, que já somam cerca de 40; os que entregam os materiais e buscam as máscaras e o time de entrega, responsáveis por organizar as ações. O grupo garante que enquanto durar a pandemia, a produção seguirá. A doações de tecidos, elásticas e linhas seguem sendo necessárias e podem ser entregues na sede da Unidade Cuidativa, localizada na avenida Duque de Caxias, 112 - antiga laneira. Novas costureiras também são bem-vindas. Contribuições em dinheiro podem ser feitas através da conta 43421-3, agência 29- 9 - Banco do Brasil.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário